domingo, setembro 18, 2005

Erros de sinal

Nem sempre o que os outros interpretam reflecte o que sentimos ou o que realmente queriamos dizer. Por vezes existe falta de comunicação, ou uma falha na comunicação, pois o receptor não recebe a mensagem completa do emissor, o que provoca erros de descodificação do sinal.
Pode até ser muito engraçado e divertido, dizermos as coisas pela metade. Pode ser extremamente sensual não irmos directos ao assunto, mas lá que provoca muitas desinterpretações isso provaca.
Os meus amigos "gajos" dizem-me sempre não há rapaz que te convide para sair sem segundas intenções, eu rebato o argumento com: - Eles podem ter mas eu não tenho.
A verdade é que mesmo que nós, "gajas" não tenhamos, isso nem sempre impede de passarmos por um mau bocado se formos mal interpretadas.
Erros de sinal não se encontram apenas a este nível. Por exemplo, o sono. Há alguém que me possa dizer que nunca foi agressivo, chato e embirrante quando estava com sono, simplesmente porque estava com sono. E quantas vezes ao ser assim não perguntam se estamos chateados?
Quantas más interpretações da minha pessoa não andam por aí a vadiar pelo mundo?! O que vale, é que as interpretações que interessam, no dia seguinte partem-nos a cabeça porque agimos que nem estúpidos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ora nem mais!! Bem verdade tudo isso! Gostei do ponto de vista :)
Beijinho*

Maharet disse...

Pois bem... Era obvio que um comentario meu teria de surgir, pois este assunto foi largamente discutido. Vamos por partes...
É obvio que existem interpretações deturpadas!! Ou seja, a primeira parte ("cientificamente" explicada) poder-se-á dizer correcta!
Quanto á historia dos "gajos"... eles só interpretam aquilo que nós queremos (salvo raras excepções, como por ex: violações... mas ai ninguem interpreta nada, simplesmente há um desiquilibrio mental/psicologico mto grande), ou seja, nós é que lhes damos as indicações (atraves da fala, da expressão corporal, dos sorrisos) uma vez que não há nada como umas boas "trombas" para que ele perceba que está a ir em sentido contrário.
Por fim, o mais aguardado... por muito que queiras justificar o teu mau feitio ao acordar... não dá! Agressivo? Chato? Embirrante?... Pelo contrario, objectiva, sensivel (e, ao que parece, estúpida (mas claro, esta é só a minha INTERPRETAÇÃO).

Fernando Palma disse...

A linguajem é uma fonte de maus entendidos.
Acabei de conhecer o blog. Gostei de suas idéias. Atá mais!